quinta-feira, 8 de maio de 2008

Concept - Schechire


Isso é da época do 24hs Comic Day, inspirado num tema que eu sempre adorei. Sonhos! Uma das idéias principais era ambientar o mundo dos sonhos com muitos personagens únicos, à partir da lenda chinesa ou japonesa do Baku, um devorador de sonhos. É claro que para ambientar uma coisa tão viajada, eu precisaria de inspirações como a de Wonderland da Alice, e como não poderia deixar de ser, o gato Cheshire que eu adoro com seu jeito místico foi uma das grandes inspirações.

O concept desse personagem é que Cheshire, não é um gato, mas é o ambientador, cenógrafo, artista de sonhos. Assim como acompanha Alice pelos delírios de um pesadelo, normalmente seriam eles responsáveis pelas noções confusas de localização que nós temos em sonhos. Prova disso é o rabo do Cheshire, que indica parentesco com as raposas japonesas, famosas com histórias de enganar humanos, trocando o dia pela noite, mostrando ilusões, etc.
A diferença é que o habitat de um Cheshire é nos sonhos mesmo, e ele cresce junto com o seu dono. Ele se alimenta de referências visuais que o dono dá durante o dia, para aos poucos criar noções de espaço num sonho. E é por esse mundo limitado e confuso da memória é que as localizações dos sonhos são tão abstratas.

Sério, às vezes, acho que mais do que desenhar quadrinhos, a parte mais emocionante de tudo era elaborar o concept world. Esses personagens e ambientação. Deve ser por isso que eu não finalizo mais nenhum quadrinho, sempre estou passando pro próximo concept antes de finalizar qualquer coisa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei!
Elina! Acho que tenho algo que você vai gostar: O Livro dos Seres Imaginários, do Jorge Luis Borges e da Margarita Guerrero. Ele reune alguns seres da mitologia e também invenções de escritores como Edgar Allan Poe e o C.S. Lewis. Se quiser emprestado me avise que eu levo para vc!
Beijocas! E boa sorte com o blog! Eles está muito bem escrito e isso deve ser sinal de que vocÊ está adorando escrevê-lo!
Logo reinaugurarei o meu também. Estou sentindo muita falta.