domingo, 23 de novembro de 2008

Torta "Conversacíon"

Essa é uma torta francesa que eu encontrei num livro maravilhosos de doces que a minha mãe trouxe do Japão. E apesar de justamente por isso, correr o risco de ser talvez muito pouco doce (já que a noção de doce no Japão passa por níveis muito mais suaves do que o brasileiro... correndo o risco de ser o famoso "sem sabor" o que para paladares japoneses também não é vero....) devido a maior parte de aprovação e elogios que recebi, decidi postar a receita.
É dessas típicas tortas que tem a base tipo cesta, o recheio, tampa e vai pro forno, que nem empadão. Só que na tampa vai mais uma camadinha de glacê royal e decoração de massa que dá o nome da torta. Ela não é muito barata por causa das amêndoas e do rum...

Base:
A base é uma receita meio parecida com a massa podre, só que sem os ovos e leite:
- 250 gramas de manteiga
- 250 gramas de farinha
- 100~120 cc de água
- 6 gramas de sal

Misturar bem a farinha e a manteiga, até virarem uma farofa bem homogênea. No meu caso, eu já adicionei o sal nessa mistura e como praticamente já deu o ponto, não cheguei a adicionar toda a água pedida na receita. (nem a metade, na verdade). Ficou uma massa bem homogênea e sedosa. Depois, deixar num formato meio quadrado e descansar na geladeira de 2 a 3 horas. Quando tirar, abrir a massa, dobrar e abrir novamente, dobrar e abrir. Como essa parte da receita lembrava um pouco a lógica da massa de folhados e croissant, imaginei que o objetivo fosse dar um pouco de crocância parecida, até pela quantidade de manteiga, então polvilhei um pouco mais na hora de dobrar a massa, de forma que a massa realmente ficou muito parecida com a massa de folhados. Encapar o fundo da forma (daquelas formas de beirada tipo flor, que nem de quiche ou tortas doces em geral) com a massa. (pensar que a massa tem que dar pra tampa e umas tiras de acabamento além da base)

Recheio:
- 100 gramas de amêndoa triturada/ em farinha
- 100 gramas de
manteiga
- 100 gramas de açucar
- 100 gramas de ovos (uns 2)
- 30cc de rum

Misturar a amêndoa em farinha, açúcar e manteiga até homogeneizar. Depois, adicionar o ovo e o rum.

Glacê royal:
- 1/3 de clara de ovo (uns 30 gramas)
- 50 gramas de açúcar
- 2 a 3 gotas de limão.

Bater a clara com o açúcar. Adicionar o limão e bater até ficar bem cremoso.


Montagem:
Despejar o recheio sob a forma encapada já com a massa da base. Abrir a massa para fazer a tampa, em cerca de 1mm de espessura. Fechar a torta com a tampa, despejar o glacê e finalizar com tirinhas de massa*. Assar no forno à 160ºC até dourar.

* Consta no livro que o nome da torta vem justamente desses cruzadinhos, que diz que na França, quando as pessoas cruzam os dedos pra outras, significa "quero conversar com você".

Dicas:
Essa torta fica mais gostosa depois de esfriada. Fica uma torta que é doce e salgada ao mesmo tempo, naquele tipo de mistura que dá certo. E no meu caso, no forno aconteceu de "vazar" um pouco e sujar o forno, creio que seja o rum, o recheio, enfim. Acho que o ideal é que não se demore muito na montagem.

Nenhum comentário: