segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O livro infantil de artes gráficas

Acabei de perder uma tripa toda que escrevi!!! Isso é muito desanimador...

Estava tão empolgada contando uma suposta ótima idéia para fazer projetos finais de design em publicações alternativas, com enfoque na parte gráfica computacional.... Bem, acho que não poderia ser diferente, já que é pra ser um post da afa, e tava indo bem demais pra participar aqui no frustrados anônimos.

Então, com muita boa inspiração do D-bros e uma loja virtual com coisa deles e outros parceiros, pensei numa publicação ao modo de livros infantis cojm direito a recorte, papel de todo tipo, coisas lúdicas simples e com pouca palavra, muita ilustração, mas que fosse para "leigos". Poderia ser uma pequena introdução à noções de computação gráfica, coisa que sei que metade da minha turma penou os 4 anos da facul pra entender por exemplo. E poderia até ser um manual de algum software mesmo, não fosse a velocidade com que essas coisas ficam defasadas no mercado de softwares de hoje em dia.
Então, seriam coisas como:
- Introduzir o conceito de vetor com camadas de colorplus recortadas à la kirigami, sobrepostas até formar o desenho do jeito que agente quer ver, cada cor separada e recortada, sobreposta, agrupada (podia ter velcros ou pacotes fazendo o agrupamento) e se fosse manual de software, ainda podia trazer uma "moldura" de paletas utilizadas.
- a noção de pixel seria o próprio mosaico, ilustrando de forma bem intuitiva a relação pixel por cm e talz. E a resolução também. Se existissem "pixels avulsos (podiam ser ímãs num painel, como quebra cabeças) e um "brush" para guiá-los seriam bem interessante.
- alfa poderiam aparecer como papel vegetal de algumas gramaturas, com alguma paleta recortada de papel opaco colado sob o vegetal.
- a máscara seria recorte mesmo...

e assim vai, agora já estou com sono, uma pena porque tinha escrito um montão antes.

Bem, pode ter gente que ache inútil, mas eu mesma fui uma que odiava o computador, tinha medo da idéia de produzir algo pelo computador e até que tive menos dificuldade do que os outros para entender essas noções, porque tem a ver com lógica, mas acho que isso ilustraria muito aos leigos todo o nosso trabalho. Os possíveis clientes complicados poderiam ter uma noção melhor do que estão para pedir ou enfrentar.
E também gosto muito da idéia de "alfabetização visual" e tudo o mais, acho que hoje em dia as crianças estão cada vez mais cedo imersos no computador e designer é o tipo de profissão que vai acabar saindo como se fosse algum caminho fácil pra muita gente que vai estar ingressando na facul, sem na verdade saber exatamente com o que se deve lidar. Acho que falta muito alguma coisa que ilustre a profissão, para aquele que está ingressando numa faculdade e decidindo sua futura profissão. Eu mesma perguntei muito e as pessoas explicavam mal do que se tratava o curso. E durente o curso ainda demorei a entender a sua extensão de aplicação.
Acabou minha energia, fui.

Nenhum comentário: