terça-feira, 23 de outubro de 2007

Plot - Mendigos

Inspirada no gênero Sketch Dance, uma história no cenário de Curitiba: sair empregando cada um desses que estão rolando no chão. Coisas que vi hoje, durante a caminhada, um mendigo enrolado e se aquecendo junto com um cachorro, na frente da empresa. Ele podia ser um segurança, o cachorro podia ser que nem o vaquinho. (O vaquinho é um cachorro que praticamente foi adotado na empresa vizinha de onde eu trabalhava. Ele tinha até a casinha dele, no lado do box do segurança, mas era livre. Infelizmente morreu de simomose, mas acho que foi feliz)
Também influenciado pelo filme "o segredo", nessa história de acreditar no bem social e talz; até lembrei de um especial que vi na tv. Na Inglaterra se formava grupos de bairro, sem esperar do governo, para ajudar a acabar com a miséria pela união das pessoas mesmo. Eram como voluntários que representavam o bairro, algo como esquadrão da paz. E o legal era todos os benefícios que eram consequência disso: havia união entre pessoas, ajuda mútua, diminuição de violência, já que um por um eles iam convertendo mendigos ou até possíveis ladrões em pessoas normais com condições de vida decente, e eram medidas totalmente sustentáveis, lindo de se ver. Não é que nem esses programas de doação que mais alimentam a preguiça do povo correr atrás do que outra coisa. É uma doação mais focada, é atenção e ajuda necessária mesmo, mas que você dá uma vez para converter aquela pessoa. Não é "vou tirar o peso da minha consciência" ou "comprar minha cadeira no céu".

Enfim, seria algum trabalho de conscientização, uma implantação de uma idéia: que cada um começasse catando, empregando um mendigo por esquina, bem, se parar pra pensar não é em toda esquina que tem um, mas em quase todas as esquinas mora gente com mais condição.

Nenhum comentário: