quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Artes obscuras

Final de semana passado assisti no NHK algum programa aleatório que retratava os dramas reais de pessoas notórias. Dessa vez o tema era "arte que surge da dor" e a artista plástica era uma mulher jovem e linda, que demorava dias até um ano inteiro pra finalizar cada quadro, mas seus desenhos eram demasiado obscuros, macabros. Geralmente com rosto de mulheres lindas que davam medo, pois retratavam dores, tanto internas quanto físicas. Para quem tiver a curiosidade, acho que o nome dela é Matsui Touko (ou Fuyuko, não tenho certeza). So obras de grande impacto, sendo a primeira famosa aquela de uma mulher agaixada sob flores de fuji?, com título de "todos no mundo seão amigos" mas que passa a sensação contrária, algo como "todos no mundo irão se ferrar".

E de repente foi no que eu reparei. Eu mesmo tenho uma linha de desenho que adoro desenhar, mas o resultado é algo macabro, e depois acabo não gostando. E o engraçado foi que na entrevista, ela falou que se sentia recompensada, quando algumas pessoas falavam "Fez muito bem, obrigada" como se agradecessem por ela exprimir a dor de alguém. Porém toda vez que ela terminava uma obra, ela via e pensava "meu deus, que horror! Porque eu concebi uma coisa dessas de novo?". E depois simplesmente decidia ignorar esse desgosto e passava pra frente para poder continuar a produção.

Numa entrevista, o autor do Blade of Imortal também comentava sobre o lado grotesco. Para ele, era um prazer exprimir o corpo, mesmo que fosse entranhas, algo de certa forma sexual. E tem também quem visualize uma arte pura nisso, o desenhista de Aventuras Bizarras de Jojo também confessou ter um prazer muito grande em desenhar carne, pedaços de corpo. Não entendo isso, mas decidi postar algumas coisas de que não gostei do caminho por exprimir dor de alguma forma ou coisas bizarras ou ainda por comentários de outros, e larguei sem finalizar apesar de um prazer na hora de gerar.

Essa era para ilustrar a lenda da vitória régia, no momento em que a índia iria se jogar no lago por amor à lua. Tenho que resgatar as outras ilustras...

Bem, esse era um dos estudos para a tatuagem que minha amiga pediu de gueixa, com libélulas, lua e sakura. Tem até um comentário de minha mãe do tipo "ui". Ela disse que é muito macabro, eu até que tava gostando.

E esse eu me inspirei na forma do camarão, o traço de esboço tava legal, mas na caneta parece que estragou... Mas quem sabe eu complete uma série "mulheres do mar". Eu fiz uma mulher polvo esses dias que também gostei apesar de bizonho. Acho que temas estranhos dão bons resultados.

Nenhum comentário: