quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Acento Surpresa

Coisas do meu irmão... Pra vocês verem como o meu irmão, apesar de ser um desses caras sem muito hobbies, paixões, vontades ou expressividade, é um cara naturalmente inspirado. Isso é algo que sempre me indignou, eu que queria ser desenhista, roteirista, cheio de coisas, inspirada e tudo o mais nunca tive idéias boas e espontâneas como a dele. Mas essa é uma dessas idéias de conversa de bêbado, pra falar a verdade, de quem está mais dormindo que outra coisa.
Tenho o costume de ler algum livro antes de dormir, o suficiente para pegar no sono. E nessa situação, me deparei com um acento muito estranho. (Mar de História - volume 10) Tentei comentar com meu irmão, que voltara em casa num desses feriados nacionais, trouxe a namorada e ficou sem quarto, haha, então estava no chão do meu quarto.
- Olhe esse acento! É como se fosse um acento, acento de chapéuzinho, como se diz mesmo? ah tipo, circunflexo, só que assim, de ponta cabeça, e em cima de um C maiúsculo...; "- acento surpresa", interrompeu o meu irmão.
- É se chama acento surpresa.
- Como assim?
- Não sabe? é quando você encontra umas coisas como um "i" com trema, isto é, 3 pingos e outras coisas que agente não imagina.
- Ah, e como que se pronuncia isso será?
- HNWAJBFLAW
- Olhe aqui - e mostrei na capa o nome de autor, que descobrimos ser Tcheco-Eslovaco
- É na Tcheco Eslováquia tem muito desses acentos surpresas... - como se fosse algo óbviamente existente.

Bem entre essas e outras conversas da cabeça do meu irmão é que surgem mais mistérios da gramática que só ele responde, como o acento surpresa, o MPA e outras nomenclaturas de caráter duvidosos.. De brinde, uma variante mais et do representante oficial de acentos surpresas:

Nenhum comentário: