terça-feira, 2 de outubro de 2007

Eventos anuais


Bem, quando chega Outubro já sei que tenho que me preocupar com os presentes de natal. Isso porque todo vez que decido produzir algo, acabo sem conseguir cumprir no prazo. Um bom exemplo foi a idéia de Páscoa desse ano, que eu estava empolgada com resinas e o espaço que estava disponível para trabalhos sujos desde que meu vô faleceu. Toda feliz, decidi fazer um porta celular tematizado para a páscoa, de design minimalista e moderno, bastante legal.
A parte frustrada -
O que eu não esperava é que com a minha falta de experiência em resinas, a suposta "até q foi fácil de mexer" resina que tinha dado resultados legais no Halloween fosse me desiludir. A forma de borracha que fiz para a minha peça era de duas partes, que até então parecia relativamente simples, porém a maior que eu já havia feito. Usei um pote de sorvete de 2 litros para assentar, lacrei "bem", com a fita crepe, que sempre tem uma fixação fraca sob a borracha, então para garantir enrolei fio urso e beleza, despejei resina. Tive ainda a brilhante idéia de fazer as peças tranparentes mesmo, mas diluir um certo grão azul que comprei a muito tempo atrás e estava em desuso. Quando misturei na resina mais o clarinex e vi que aquilo derretia levemente, dando um tom azulado, pensei "show!!! vai ficar lindo!".
Felicidade curta, porque logo descobri que o potão que eu tinha não ia dar, 1/3 do que parecia estar ali tinha virado uma espécie de geléia endurecida o suficiente para não passar pela boca do pote e também vi que a minha obra era bem mais volumosa do que imaginava. Já desesperada com o tempo disponível versus o tempo que demora trabalhos em resina e ainda o tempo de comprar mais material, descobri algo mais alarmante ainda. A resina que eu tinha despejado estava lentamente transbordando pela lateral e fazendo uma lambança total em tudo ao redor, mesmo antes de eu terminar de despejar pelo orifício acima. "Será que tudo que eu coloquei vai cair ali e antes que eu de um jeito vai endurecer tipo no meu becker?" juro que tentei de tudo que imaginei na hora mas chegou uma hora que realmente, ou eu lavava o bekcer ou eu perdia ele e mais outras coisas espalhadas ali, tive que desistir. O resultado ao abrir o molde era exatamente o que eu mais temia e frustrante demais, depois disso eu desisti da idéia e acabei fazendo tudo na mesma forma mas em biscuit mesmo. E o pior, mesmo as formas menores ficaram mal feitas que entortaram minhas peças e tinha esquecido que o biscuit encolhe no processo de secagem, ficando num tamanho menor do que um celular caberia...
Depois ainda acabei descobrindo que era muito simples até resolver questões de moldes de 2 partes que vazam, é só vedar com massinha escolar mesmo, nada mais óbvio... E também tive noções mais decentes de montagem de moldes no blog do yoshii, seção toys, que traz todo o processo de trabalho dele e também os erros, evoluções e aprendizagens.
No fim recheei o presente com mais umas trufas licor de mirtilho (muito bom) que eu aprendi a fazer no curso de cozinheiro auxiliar, e fiz uma seleta de chás importados finíssimos, o que acabou agradando minhas amigas. Mas o resultado frustrante não muda, já que tinha tudo para ficar lindo mesmo, aí está fotos do que era pra ser, com o corpo que só ficou a metade, vazando o resto...


Nenhum comentário: