sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Estamparia

Fazia tempo que eu estava cansada e traumatizada de ter que comprar estampas que nem é a minha cara e ainda, correr o risco de encontrar todo mundo igual. Então depois da experiência que eu amei da facul, a serigrafia, vivo tendo idéias.

Testei um giz bizarro para tecido que não me dei bem (nunca fui feliz com qualquer giz), tentei pintar direto... Sem recursos para uma serigrafia tava quase desistindo. Até que comecei a pensar que se eu plotasse um vetor, usasse como máscara, podia talvez reaproveitar e fazer algumas coisas legais. Então fui a uma pesquisa de mercado e descobri que todas as lojas que eu conhecia de plotagem de vinil tinham sumido da Iguaçu. Conversando com a mulher de FastSigns (aliás, lá tem umas impressões bem bacanas) pra me reinterar no mercado de "impressos", descobri que as máquinas cresceram, então as lojas também precisaram de mais espaço. Então metade se mudou e a outra metade faliu. Mas enfim, o preço era impraticável para pouca tiragem como o meu caso. Então já pensei no velho e barato jeito "manual". Matar saudade de kirigami... Tentei esses plásticos de capa de encadernação do xerocão (tipo que tem na Delta), mas era muito escorregadio, duro e pior, nos detalhes repuxava e rasgava apesar da aparente resistência. Quase desistindo de tudo a essas alturas, lembrei das minhas aulas de aquarela. Tinha um material que já na época era difícil de achar, conhecida sim como "máscara" assim mesmo. Uma película azul semi-translúcido, de leve aderência e super gostoso de trabalhar recortes. Fui na Madeeng e encontrei. Carinho, mas chegando em casa, realmente, é o tipo de material apaixonante, de vontade de converter em xodó.
E claro, para começar tem que ter um teste, algo simples. Peguei uma de minhas séries predileta da infância, o rpg mais adorado dos japas e um dos pioneiros no seu estilo, o "slime", bichinho do DragonQuest.

Até que foi fácil, apesar de sofrido na mini bolinha do olho e nos pingos das letras. Peguei a tinta acrílica para tecido e já que era pra usar mesmo, aquela cor que acabei comprando vencido e fiquei P. da vida, o branco cintilante. Sem aguar nem nada, direto com um pincél que meu vô tinha mania de cortar a ponta, que é mais um batedor que pincel. Não é que ficou bom mesmo? Me empolguei ^^.

Nenhum comentário: