domingo, 10 de fevereiro de 2008

Makizushi ou "Sushi"


Outro final de semana depois da notícia de um carinha que morreu comendo peixe num restaurante japonês famoso da região, nós decidimos que mataríamos vontade de sushi em casa mesmo. E até que vale a pena mesmo, porque não é tão difícil, sai mais barato e dá pra fazer o recheio que quiser. Ainda encontrei na net umas receitas alternativas, com carinhas engraçadas também (Infelizmente não achei a de carinha de gato...). 

Segue então a receita do que eu fiz, a única sugestão de meu namorado era que tivesse "kanikama" dentro. Fomos ao mercado, compramos 1 pacote de alga, 1 de kanikama, uns pepinos, cenouras, ovos e completei com shiitake e kanpyo que tinha em casa. Mas é claro que você pode fazer a sua versão com o que achar melhor, desde que siga a idéia do arroz e como enrolar. Nem alga não é preciso, pois pode se substituir por ovo, frito bem fininho, no mesmo formato da alga.

1 pacote de alga vem 10 folhas, com 3 xícaras de arroz feitas, eu rendi 6,5 rolos. Acho que 5 xícaras dariam as 10 folhas bem. Gastei 1 pepino e 1 cenoura para tudo, mais uns 4 shiitake secos e o pacote de kanikama vai inteiro.

O Arroz: de acordo com um livro direto do Japão, na forma mais completa e deliciosa:
Para 3 xícaras de arroz (tem que ser japonês, se não não tem graça, e isso não significa mais quebradinho ou papado é outro tipo mesmo, haha):
- "DashiKonbu" (um retangulo de uns 10cm) - se você tiver, porque você só vai usar um pouquinho, para dar sabor ao arroz. É uma variação da alga, mais encorpada e com um sabor mais puxado, ótimo para tirar caldo.
- 660cc (ou seja, ml) de água.
Para o sabor que dá o nome ao sushi, "awasezu" (mistura de vinagre):
- 4 colheres de sopa de vinagre
- 2 colheres de sopa de açúcar (se acostumem com isso, e vai ficar bom mesmo)
- 1 colher de chá (pra menos) de sal.

>>> Cozinhar o arroz junto com o konbu (dashikonbu) e os 660ml de água (no Japão não se tempera o arroz com alho nem óleo nem cebola, começa direto com a água). Um pouco antes de ferver, retira o konbu, adiciona uma colher de sakê e uma colher de vinagre, finaliza o cozimento.
Deixa bem misturado/ dissolvido os ingredientes do awasezu. Assim que o arroz assentar um pouco, mistura rapidamente o awasezu, em movimentos que "cortem" o arroz sem amassar, "girando".

********************************************
O Ovo (o ideal é ter uma frigideira quadrada, para deixar o ovo bem fininho e facilitar chegar ao formato, que é um retângulo do comprimento do rolo de makizushi e altura, lateral de 1cm):
- 2 ovos,
- 30cc de DashiJiru, ou seja, um caldinho tipo tarê, com sabor já (a conferir)
- 1 colher de chá de Açúcar
- uma pitada de sal

>>> Mistura bem, frita na frigideira em camadas bem fininhas, começa a dobrar no meio, e na sobra já emenda o começo da nova camada, repete o processo até formar o retângulo descrito.

*********************************************
Kanpyou (parente do melão, assim como o shiitake, vende ressecado. )
- 15g de Kanpyou
- 150cc de água
- 1 colher sopa de Açúcar
- 1 colher sopa de Shoyu
- 1 colher sopa de Mirin

>>> Lava, dá uma esfregada de sal e deixa na água, para reidratar. Refoga até ficar numa consistência que dá para cortar com a unha. Junta todos os ingredientes em uma panela pequena e refoga até evaporar a água. Deixa cortado no tamanho da alga.

*********************************************
Shiitake Seco
- 4 cogumelos
- 200cc de Água usada para reidratar (nunca jogar fora!! é um ótimo caldo)
- 2 colheres sopa Açúcar
- 1/3 colher de sopa Shoyu
- 2/3 colher de sopa Mirin

>>> Lava, coloca na água morna para reidratar, deixa por alguns minutos. É interessante colocar algum peso para que elas fiquem cobertas na água nesse processo. Retira sem jogar a água fora, "torce" apertando com a mão. Corta em tirinhas e junta todos os ingredientes numa panela pequena, refogando até secar.

**********************************************
- 1~2 Cenoura (ideal é do comprimento da alga)
- 1~2 pepinos (comprimento da alga)
- kanikama
- vagem

>>> Deixa a cenoura e a vagem lavada e cozida. A cenoura, corta em umas 6 tiras longitudinais, imaginar que cada tira vai rechear um rolo. O pepino também lava, corta em tiras longitudinais e esfrega com sal, para pegar sabor. Deixa descascado os kanikamas.

**********************************************
Até aqui é apenas trabalhoso, mas nada difícil. Aqui vem a minha parte predileta: enrolar. Deixe todos os materiais perto, para não esquecer nenhum e facilitar o processo. A foto acima é praticamente só dessa etapa. Você precisará de um "sunoko", aqueles negocinhos de madeira, que serva pra enrolar e parece uma persianazinha. Eu nunca testei, mas existe gente que tem um negócio com meio formato de rolo de sushi, simplesmente encaixa tudo ali e fecha.
Você vai precisar também de um pratinho com água, para não ficar grudando arroz na mão o tempo todo e para selar o sushi.

- Primeiro você vai tentar ver qual lado é a frente do nori. O lado mais lisinho vai ficar para fora.Você vai colocar centralizado, em cima do sunoko (enrolador), com o lado mais curto na vertical e o lado mais lisinho para baixo.

- Em seguida você vai colocar um pouco de arroz (1 colherada de pau, um pouco mais) sobre o nori. Molhe a ponta dos dedos e espalhe rapidamente e gentilmente o arroz sobre a folha. Nas beiradas, você molha a lateral oposta do dedão e faz uma "parede", para poder esticar o arroz sem sair para fora. deixe uma sobra de uns 4 dedos na parte superior e 1 dedo na parte inferior (2ª foto). Tente deixar a quantidade bem homogênea e procure não espremer o grão de arroz.

- Vá colocando os recheios bem no meio do arroz de forma longitudinal (1 tira de cenoura, 1 tira de pepino, 1 tira de kanpyou, algumas tiras de shiitake ao longo do caminho, 1 tira de ovo...). Lembre que se encher demais ficará feio. 3ª foto, o meu pepino está muito grande...

- Foto 4: essa é a parte mais difícil, requer um pouco de prática, habilidade, atenção. No sentido de fazer um rolo, assim como no rocambole, visualize o fechamento. Ok, depois de um treino mental, rsrs, imagine que você irá juntar rapidamente a ponta inferior na sobra de arroz superior, de forma a enrolar todo o ingrediente. Faça isso e pare. Isso tem que ser em um "Foi!", senão o recheio irá dança e ficará feio no corte.

- Molhe a beirada da alga com uma tirinha fininha de água (com o dedo mesmo) e finalize o rolo fazendo o fechamento.

- Ainda segurando e com o dedo molhado, aperte de leve as beiradas para acertar o arroz que está saindo pela lateral. (penúltima foto.)

- Pronto, repita o processo para os outros rolos!

- Se faltar um ingrediente ou outro, você pode completar do jeito que quiser, eu adicionei queijo onde faltou shiitake.

Nenhum comentário: