
Outro final de semana depois da notícia de um carinha que morreu comendo peixe num restaurante japonês famoso da região, nós decidimos que mataríamos vontade de sushi em casa mesmo. E até que vale a pena mesmo, porque não é tão difícil, sai mais barato e dá pra fazer o recheio que quiser. Ainda encontrei na net umas receitas alternativas, com carinhas engraçadas também (Infelizmente não achei a de carinha de gato...).
Segue então a receita do que eu fiz, a única sugestão de meu namorado era que tivesse "kanikama" dentro. Fomos ao mercado, compramos 1 pacote de alga, 1 de kanikama, uns pepinos, cenouras, ovos e completei com shiitake e kanpyo que tinha em casa. Mas é claro que você pode fazer a sua versão com o que achar melhor, desde que siga a idéia do arroz e como enrolar. Nem alga não é preciso, pois pode se substituir por ovo, frito bem fininho, no mesmo formato da alga.
1 pacote de alga vem 10 folhas, com 3 xícaras de arroz feitas, eu rendi 6,5 rolos. Acho que 5 xícaras dariam as 10 folhas bem. Gastei 1 pepino e 1 cenoura para tudo, mais uns 4 shiitake secos e o pacote de kanikama vai inteiro.
O Arroz: de acordo com um livro direto do Japão, na forma mais completa e deliciosa:
Para 3 xícaras de arroz (tem que ser japonês, se não não tem graça, e isso não significa mais quebradinho ou papado é outro tipo mesmo, haha):
- "DashiKonbu" (um retangulo de uns 10cm) - se você tiver, porque você só vai usar um pouquinho, para dar sabor ao arroz. É uma variação da alga, mais encorpada e com um sabor mais puxado, ótimo para tirar caldo.
- 660cc (ou seja, ml) de água.
Para o sabor que dá o nome ao sushi, "awasezu" (mistura de vinagre):
- 4 colheres de sopa de vinagre
- 2 colheres de sopa de açúcar (se acostumem com isso, e vai ficar bom mesmo)
- 1 colher de chá (pra menos) de sal.
>>> Cozinhar o arroz junto com o konbu (dashikonbu) e os 660ml de água (no Japão não se tempera o arroz com alho nem óleo nem cebola, começa direto com a água). Um pouco antes de ferver, retira o konbu, adiciona uma colher de sakê e uma colher de vinagre, finaliza o cozimento.
Deixa bem misturado/ dissolvido os ingredientes do awasezu. Assim que o arroz assentar um pouco, mistura rapidamente o awasezu, em movimentos que "cortem" o arroz sem amassar, "girando".
********************************************
O Ovo (o ideal é ter uma frigideira quadrada, para deixar o ovo bem fininho e facilitar chegar ao formato, que é um retângulo do comprimento do rolo de makizushi e altura, lateral de 1cm):
- 2 ovos,
- 30cc de DashiJiru, ou seja, um caldinho tipo tarê, com sabor já (a conferir)
- 1 colher de chá de Açúcar
- uma pitada de sal
>>> Mistura bem, frita na frigideira em camadas bem fininhas, começa a dobrar no meio, e na sobra já emenda o começo da nova camada, repete o processo até formar o retângulo descrito.
*********************************************
Kanpyou (parente do melão, assim como o shiitake, vende ressecado. )
- 15g de Kanpyou
- 150cc de água
- 1 colher sopa de Açúcar
- 1 colher sopa de Shoyu
- 1 colher sopa de Mirin
>>> Lava, dá uma esfregada de sal e deixa na água, para reidratar. Refoga até ficar numa consistência que dá para cortar com a unha. Junta todos os ingredientes em uma panela pequena e refoga até evaporar a água. Deixa cortado no tamanho da alga.
*********************************************
Shiitake Seco
- 4 cogumelos
- 200cc de Água usada para reidratar (nunca jogar fora!! é um ótimo caldo)
- 2 colheres sopa Açúcar
- 1/3 colher de sopa Shoyu
- 2/3 colher de sopa Mirin
>>> Lava, coloca na água morna para reidratar, deixa por alguns minutos. É interessante colocar algum peso para que elas fiquem cobertas na água nesse processo. Retira sem jogar a água fora, "torce" apertando com a mão. Corta em tirinhas e junta todos os ingredientes numa panela pequena, refogando até secar.
**********************************************
- 1~2 Cenoura (ideal é do comprimento da alga)
- 1~2 pepinos (comprimento da alga)
- kanikama
- vagem
>>> Deixa a cenoura e a vagem lavada e cozida. A cenoura, corta em umas 6 tiras longitudinais, imaginar que cada tira vai rechear um rolo. O pepino também lava, corta em tiras longitudinais e esfrega com sal, para pegar sabor. Deixa descascado os kanikamas.
**********************************************
Até aqui é apenas trabalhoso, mas nada difícil. Aqui vem a minha parte predileta: enrolar. Deixe todos os materiais perto, para não esquecer nenhum e facilitar o processo. A foto acima é praticamente só dessa etapa. Você precisará de um "sunoko", aqueles negocinhos de madeira, que serva pra enrolar e parece uma persianazinha. Eu nunca testei, mas existe gente que tem um negócio com meio formato de rolo de sushi, simplesmente encaixa tudo ali e fecha.
Você vai precisar também de um pratinho com água, para não ficar grudando arroz na mão o tempo todo e para selar o sushi.
- Primeiro você vai tentar ver qual lado é a frente do nori. O lado mais lisinho vai ficar para fora.Você vai colocar centralizado, em cima do sunoko (enrolador), com o lado mais curto na vertical e o lado mais lisinho para baixo.
- Em seguida você vai colocar um pouco de arroz (1 colherada de pau, um pouco mais) sobre o nori. Molhe a ponta dos dedos e espalhe rapidamente e gentilmente o arroz sobre a folha. Nas beiradas, você molha a lateral oposta do dedão e faz uma "parede", para poder esticar o arroz sem sair para fora. deixe uma sobra de uns 4 dedos na parte superior e 1 dedo na parte inferior (2ª foto). Tente deixar a quantidade bem homogênea e procure não espremer o grão de arroz.
- Vá colocando os recheios bem no meio do arroz de forma longitudinal (1 tira de cenoura, 1 tira de pepino, 1 tira de kanpyou, algumas tiras de shiitake ao longo do caminho, 1 tira de ovo...). Lembre que se encher demais ficará feio. 3ª foto, o meu pepino está muito grande...
- Foto 4: essa é a parte mais difícil, requer um pouco de prática, habilidade, atenção. No sentido de fazer um rolo, assim como no rocambole, visualize o fechamento. Ok, depois de um treino mental, rsrs, imagine que você irá juntar rapidamente a ponta inferior na sobra de arroz superior, de forma a enrolar todo o ingrediente. Faça isso e pare. Isso tem que ser em um "Foi!", senão o recheio irá dança e ficará feio no corte.
- Molhe a beirada da alga com uma tirinha fininha de água (com o dedo mesmo) e finalize o rolo fazendo o fechamento.
- Ainda segurando e com o dedo molhado, aperte de leve as beiradas para acertar o arroz que está saindo pela lateral. (penúltima foto.)
- Pronto, repita o processo para os outros rolos!
- Se faltar um ingrediente ou outro, você pode completar do jeito que quiser, eu adicionei queijo onde faltou shiitake.
Nenhum comentário:
Postar um comentário