sábado, 9 de fevereiro de 2008

Meu Cilindro!

Aehhh!!! Bem feliz de ter encontrado um cilindro para macarrão, baratíssimo, me empolguei com o debut, a praticidade comparada a fazer na mão e fiz uns capeletis. A receita da massa é do Jamie Oliver, nesse caso a especial, pra gastar mais ovo e semolina, porém que fica mais dura. Provavelmente deve ser melhor para os macarrões. Na próxima vez vou tentar fazer com a massa normal mesmo, quando for recheado, como os capeletis, já que no fechamento a massa fica mais grossa e dura.
Outra dica que me ajudou muito foi a de uma pro que trabalha comigo, na primeira vez que tentei fazer a massa, que foi manual e muito mais sofrido, a massa era muito dura, seca e não dava no ponto. Então a dica que eu recebi é de que mesmo que diga no livro para fazer um montinho de farinha, um buraco e colocar os ovos, sempre comece colocando pouca farinha. Só uma parte da receita. Assim que a massa for encorpando, vá adicionando a farinha. Isso facilita demais o processo.

A receita retirada do livro "O chef sem mistérios" de Jamie Oliver serve para quase todos os tipos de massa italiana (para os que eu poderia pensar, acho que todos):

Massa rápida para todos os dias:
Para 4 pessoas
500g de farinha de trigo
5 ovos frescos grandes
semolina para polvilhar (é um tipo de farinha de trigo especial, o da marca Regina é o que tenho usado, observe que você só vai usar para polvilhar, isto é, dependendo nem vale a pena comprar)

Massa especial: (acho que esse é ocaso da massa mais durinha, ao meu ver, e que daí sim, vai semolina e prepare para ficar com muita clara de ovo para algum outro uso)
Para 4 pessoas
150g de farinha de trigo
350g de semolina
2 ovos grandes
9 a 10 gemas de ovos grandes
semolina para polvilhar

Modo de preparo para os dois casos:
É só misturar tudo até ficar uma massa bem homogênea "macia, sedosa e elástica" (palavras que me traumatizaram na primeira vez, pois não consegui chegar sem aquela dica de misturar a farinha aos poucos). Feito isso, embrulha num filme de pvc e deixa descansar na geladeira por 1 hora.
Depois é só esticar com o rolo ou cilindro e fazer o formato que quiser. Nessa hora o conselho é pegar aos poucos e deixar embrulhado no filme a parte que não está sendo trabalhada. Isso porque dependendo do tipo da massa essa é a etapa mais demorada e a massa irá ressecando em contato com o ar, fiocando difícil de trabalhar.


Mais tarde talvez eu especifique melhor sobre os formatos de massa.

E claro, você pode fazer essas massas com beterraba, espinafre ou alguma coisa mais integral (pra dar aquelas versões coloridas ou cokm coisinhas). Só acho que dependendo da mistura, a massa vai ficar mais quebradiça ou grudenta, é bom atentar para o tipo do trabalho que se quer nela depois.

Nenhum comentário: